Documento
Informações
Descrição
Comida consumida pelos povos originários, sofreu influência dos colonizadores brancos que lhe acrescentaram defumados. O preparo dessa iguaria leva seis dias, tempo necessário para eliminar as toxinas presentes na folha da macaxeira, matéria-prima da feitura do prato.
Ingredientes:
6 kg de folha de macaxeira;
2 kg de toucinho branco;
2 kg de toucinho defumado;
2 kg de pé de porco salgado;
2 kg de orelha de porco salgada;
2 kg de lombo de porco salgado;
2 kg de costela de porco salgada;
1,5 kg de linguiça de porco;
4 kg de charque;
Alho, pimenta-de-cheiro e temperos verdes a gosto.
Modo de fazer:
Pique as folhas de macaxeira sem os talos e bata no liquidificador até dar 6 quilos. Ponha as folhas moídas numa panela grande com bastante água e leve ao fogo brando e deixe ferver
bastante até soltar o sumo (mais ou menos 1 hora). Lave as folhas várias vezes com água fria, apertando até sair o excesso de sumo. Em outra panela, coloque os temperos e acrescente as folhas já lavadas. Coloque água e ferva por cerca de 10 horas. Mexa às vezes para que as folhas não grudem na panela. Coloque sempre água, pois a massa não pode ficar seca e deixe o fogo o mais baixo possível. Passada às 10 horas acrescente o toucinho branco e o toucinho defumado, ambos inteiros. Deixe ferver por mais 12 horas, sempre em fogo brando, completando a água e mexendo. À parte, ponha as carnes salgadas e o charque (jabá) de molho para tirar o excesso do sal. Corte em tamanho de servir as carnes salgadas, lave bem e ferva. Coloque tudo na panela em que as folhas moídas estão fervendo por mais de 8 horas. No segundo dia, a maniçoba já está pronta e fica como se fosse uma feijoada. A cor, que no início é um verde bem vivo, vai se transformando até se tornar um verde muito escuro, quase preto. Sirva com arroz branco, farinha de mandioca e pimenta-de-cheiro.

