Documento
Descrição
O Agreste é um ecótono, ou seja, uma área de transição entre as zonas da Caatinga (clima semiárido) e da Mata Atlântica (clima úmido). Nela coexistem espécies da fauna e da flora de ambos os ecossistemas. Por ser terreno de transição, tem áreas onde há maior umidade (os brejos) e áreas sujeitas a secas. Caracteriza-se também por ter solo pedregoso, rios temporários, vegetação rala e de tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas).
Tem formação de plantas do litoral e do sertão. Suas árvores (pau-d’arco, peroba, mulungu, cedro etc.,) podem chegar a 20 metros de altura.
ANIMAIS DA NOSSA FAUNA
Carcará (Polyborus plancus)
Conhecido no século XIX com o nome de “águia-brasileira”, o carcará é um parente distante do falcão. Excelente voador, não é um predador especializado; alimenta-se de presas fáceis, como insetos, anfíbios, roedores, filhotes e carniça.
Gambá-de-Orelha-Branca (Didelphis albiventris)
É um marsupial comumente encontrado no Brasil inteiro. Seu nome, gambá, significa “mama oca” em tupi-guarani, uma referência ao marsúpio, onde os filhotes são amamentados. O líquido fétido que emite das glândulas axilares serve como defesa e para atrair o parceiro.
Cachorro-do-Mato (Cerdocyon thous)
O cachorro-do-mato, ou guaraxaim, é um mamífero da família dos canídeos, muito distribuído pela América do Sul. Onívoro, sua dieta consiste em frutas, ovos, artrópodes, répteis, pequenos mamíferos e carcaças de animais mortos.
Calango-Verde (Polychrus acutirostris)
Conhecido também como calango-cego, papa-vento ou calango-preguiça, por conta de sua locomoção lenta, esse réptil é também capaz de movimentos rápidos para fugir de predadores. Vive em árvores, utilizando sua cauda preênsil para se segurar nos galhos.
Anexos
-
Cachorro-do-Mato
Cachorro-do-Mato (Cerdocyon thous) O cachorro-do-mato, ou guaraxaim, é um mamífero da família dos canídeos, muito distribuído pela América do Sul. Onívoro, sua dieta consiste em frutas, ovos, artrópodes, répteis, pequenos mamíferos e carcaças de animais mortos.
-
Calango-Verde
Calango-Verde (Polychrus acutirostris) Conhecido também como calango-cego, papa-vento ou calango-preguiça, por conta de sua locomoção lenta, esse réptil é também capaz de movimentos rápidos para fugir de predadores. Vive em árvores, utilizando sua cauda preênsil para se segurar nos galhos.
-
Carcará
Carcará (Polyborus plancus) Conhecido no século XIX com o nome de “águia-brasileira”, o carcará é um parente distante do falcão. Excelente voador, não é um predador especializado; alimenta-se de presas fáceis, como insetos, anfíbios, roedores, filhotes e carniça.
-
Parque dos Falcões - Região Agreste do estado de Sergipe, Brasil.
-
PREV_3B gamb†-de-orelha-branca
-
Saruê
Gambá-de-Orelha-Branca (Didelphis albiventris) É um marsupial comumente encontrado no Brasil inteiro. Seu nome, gambá, significa “mama oca” em tupi-guarani, uma referência ao marsúpio, onde os filhotes são amamentados. O líquido fétido que emite das glândulas axilares serve como defesa e para atrair o parceiro.

