Documento
Descrição
Os Manguezais são ecossistemas que ocupam as regiões das costas tropicais e subtropicais do planeta. O componente principal na estrutura do manguezal é o mangue, que abriga as mais variadas formas jovens das espécies marinhas.
É um ecossistema rico e muito importante por converter energia solar em matéria orgânica, proteger o solo contra a erosão e regular a qualidade da água.
A vegetação do manguezal consiste principalmente em arbustos e árvores com raízes aéreas.
Associados ao manguezal existem matas de Restinga. Trata-se de campos, dunas, alagadiços, Cerrados e florestas caracterizadas por terem flora variada (arbustos baixos, plantas suculentas, orquídeas, bromélias, entre outras.). A vegetação dos campos de restinga serve para fixar as dunas móveis. À medida que se penetra para o interior, é substituída pela mata, com árvores de altura de cerca de 15 metros (angelim, cajueiro, oiti-da-praia, pitombeira, palmeira-oroba, ouricuri e araçazeiro).
ANIMAIS DA NOSSA FAUNA
ECOSSISTEMA DO MANGUEZAL
Guaiamum (Cardisoma guanhumi)
O guaiamum é um caranguejo encontrado nas regiões estuarinas e marítimas ao longo do oceano Atlântico, da Flórida até o Brasil. O macho tem carapaça azul e quelas desiguais que facilitam a alimentação.
Caranguejo (Ucides cordatus)
O uçá é um caranguejo da família dos ocipodídeos. Tem coloração verde-azulada e pernas vermelhas. Encontra-se nos manguezais, da Flórida até o Sul do Brasil. A espécie também é conhecida como caranguejo-verdadeiro e uçaúna.
Aratu (Goniopsis cruentata)
Esse crustáceo pertencente à família dos Grapsidae, vive no manguezal em buracos na areia ou entre os galhos da vegetação. O aratu de Sergipe é uma iguaria reconhecida internacionalmente.
Garça (Fam. Ardeidae)
As garças estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártida. Vivem aos bandos, em proximidade de rios, lagoas, charcos, praias ou manguezais e alimentam-se principalmente de peixes, sapos e animais aquáticos.
Pescada (Gen. Cysnoscion)
As pescadas encontram-se em água doce, salobra e marinha de todos os oceanos. São carnívoras e se alimentam de invertebrados e pequenos peixes. Muitas espécies apresentam um barbilho no queixo.
Saracura-do-Mangue (Aramides mangle)
Endêmica do Brasil, essa espécie de saracura habita manguezais costeiros e as florestas tropicais. Conhecida como saracura-da-praia, a espécie ocorre, no entanto, mais no interior.
SUGESTÕES DE LEITURA
🕮 ALMEIDA, Fernanda Cordeiro de. Manguezais Aracajuanos: Convivendo com a devastação. Pernambuco: Massangana, 2010. 136p.
🕮 NASCIMENTO, Solange Alves. Ecofisiologia do Manguezal. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Org.). Aracaju, Sergipe: Degrase, 2008. 72p.: il.
Anexos
-
Aratu
Aratu (Goniopsis cruentata) Esse crustáceo pertencente à família dos Grapsidae, vive no manguezal em buracos na areia ou entre os galhos da vegetação. O aratu de Sergipe é uma iguaria reconhecida internacionalmente.
-
Caranguejo-Uçá
Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus) O uçá é um caranguejo da família dos ocipodídeos. Tem coloração verde-azulada e pernas vermelhas. Encontra-se nos manguezais, da Flórida até o Sul do Brasil. A espécie também é conhecida como caranguejo-verdadeiro e uçaúna.
-
Garça
Garça (Fam. Ardeidae) As garças estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártida. Vivem aos bandos, em proximidade de rios, lagoas, charcos, praias ou manguezais e alimentam-se principalmente de peixes, sapos e animais aquáticos.
-
Guaiamum
Guaiamum (Cardisoma guanhumi) O guaiamum é um caranguejo encontrado nas regiões estuarinas e marítimas ao longo do oceano Atlântico, da Flórida até o Brasil. O macho tem carapaça azul e quelas desiguais que facilitam a alimentação.
-
Manguezal
-
Pescada
Pescada (Gen. Cysnoscion) As pescadas encontram-se em água doce, salobra e marinha de todos os oceanos. São carnívoras e se alimentam de invertebrados e pequenos peixes. Muitas espécies apresentam um barbilho no queixo.
-
Praias
-
PREV_5J_saracura (1)_cropped (1)
-
Saracura-do-Mangue
Saracura-do-Mangue (Aramides mangle) Endêmica do Brasil, essa espécie de saracura habita manguezais costeiros e as florestas tropicais. Conhecida como saracura-da-praia, a espécie ocorre, no entanto, mais no interior.

