Documento
Descrição
O sertão, palavra que provavelmente deriva de desertão, é uma região semiárida que abrange muitos estados do Nordeste, incluindo uma porção de Sergipe. Por sua proximidade com a linha do equador, as temperaturas elevadas (entre 24ºc e 28ºc) ficam uniformes durante o ano todo. Existem duas estações: uma seca, entre os meses de dezembro e abril, e outra chuvosa.
Características dessa região é o bioma da Caatinga, que consiste principalmente de arbustos baixos adaptados ao clima extremo. Algumas espécies originárias da Caatinga tornaram-se plantas cultivadas na região, é o caso do cajueiro. Historicamente, o rio São Francisco constituiu uma entrada natural para o Sertão. Ao longo de suas margens, está localizado o Cânion de Xingó. Em suas rochas de granito estão guardadas inscrições rupestres feitas pelos primeiros habitantes da região há mais de oito mil anos.
ANIMAIS DA NOSSA FAUNA
ALTO SERTÃO (Projeção dos Cânions de Xingó)
Calango (Cnemidophorus ocellifer)
Os calangos são lagartos de pequeno porte que vivem em áreas com pouco movimento, como as pedreiras, para se camuflarem e tomarem sol. Não são agressivos e quando ameaçados ficam imóveis como se estivessem mortos.
Curimatã-Pacu (Prochilodus argenteus)
Os curimatãs, muito presentes no rio São Francisco, são peixes iliófagos, isto é, alimentam-se de sedimentos orgânicos e vegetais do fundo dos rios. Têm lábios grossos e móveis, providos de minúsculos dentes, que servem para raspar o leito do rio.
Jararaca (Bothrops jararaca)
A jararaca é encontrada especialmente nas regiões ervosas do Brasil. Sua mordida fatal tem alta taxa de mortalidade (7%), que cai para 0,5% com o uso de soro antiofídico. Seu comprimento varia entre 70 centímetros e cerca de 2 metros.
Sagui-de-Tufos-Brancos (Callithix jacchus)
Originário do Nordeste do Brasil, é encontrado principalmente nas Caatingas e Cerrados próximos à região do rio São Francisco. Esse animal agitado e curioso costuma viver em árvores baixas e raramente desce ao solo.
Lagarto Teiú (Tupinambis teguixim)
Originário da América do Sul e bem distribuído no território brasileiro, esse grande lagarto é hoje comumente comercializado. É onívoro e alimenta-se principalmente de carne, além de frutas e vegetais.
Cascavel (Crotalus durissus)
Cascavéis são serpentes venenosas presentes em todo o continente americano. Caracteriza-se por terem um chocalho na cauda. Quando ameaçadas, seus guizos emitem um ruído característico com a finalidade de advertir sobre a sua presença e evitar o confronto.
Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
Os tamanduás são um gênero de mamíferos da América Central e Meridional. Seu nome significa formigueiro, em tupi. A maioria dos tamanduás usa a língua para se alimentar de formigas e outros insetos. O tamanduá espicha a língua 160 vezes por minuto.
Anexos
-
Alto sertão
-
Calango
Calango (Cnemidophorus ocellifer) Os calangos são lagartos de pequeno porte que vivem em áreas com pouco movimento, como as pedreiras, para se camuflarem e tomarem sol. Não são agressivos e quando ameaçados ficam imóveis como se estivessem mortos.
-
Cascavel
Cascavel (Crotalus durissus) Cascavéis são serpentes venenosas presentes em todo o continente americano. Caracteriza-se por terem um chocalho na cauda. Quando ameaçadas, seus guizos emitem um ruído característico com a finalidade de advertir sobre a sua presença e evitar o confronto.
-
Curimatã-Pacu
Curimatã-Pacu (Prochilodus argenteus) Os curimatãs, muito presentes no rio São Francisco, são peixes iliófagos, isto é, alimentam-se de sedimentos orgânicos e vegetais do fundo dos rios. Têm lábios grossos e móveis, providos de minúsculos dentes, que servem para raspar o leito do rio.
-
Jararaca
Jararaca (Bothrops jararaca) A jararaca é encontrada especialmente nas regiões ervosas do Brasil. Sua mordida fatal tem alta taxa de mortalidade (7%), que cai para 0,5% com o uso de soro antiofídico. Seu comprimento varia entre 70 centímetros e cerca de 2 metros.
-
Lagarto Teiú
Lagarto Teiú (Tupinambis teguixim) Originário da América do Sul e bem distribuído no território brasileiro, esse grande lagarto é hoje comumente comercializado. É onívoro e alimenta-se principalmente de carne, além de frutas e vegetais.
-
PREV_1H Curimat∆-pacu
-
Sagui-de-Tufos-Brancos
Sagui-de-Tufos-Brancos (Callithix jacchus) Originário do Nordeste do Brasil, é encontrado principalmente nas Caatingas e Cerrados próximos à região do rio São Francisco. Esse animal agitado e curioso costuma viver em árvores baixas e raramente desce ao solo.
-
Tamanduá-Bandeira
Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) Os tamanduás são um gênero de mamíferos da América Central e Meridional. Seu nome significa formigueiro, em tupi. A maioria dos tamanduás usa a língua para se alimentar de formigas e outros insetos. O tamanduá espicha a língua 160 vezes por minuto.

