Documento
Metadados
Descrição
Esta instalação tem como objetivo retratar às praças e o carrossel de “Seu Tobias”, pois, em Sergipe as praças são espaços de encontro de famílias, amigos, namorados, um lugar de socialização e de momentos mais descontraídos. Ao girar esta representação do memorável Carrossel de seu Tobias serão projetadas praças dos municípios de Aracaju – Praça Fausto Cardoso; Estância – Praça 24 de outubro; Laranjeiras – Praça da igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus; São Cristóvão – Praça do Largo de São Francisco e Praça Getúlio Vargas; Santo Amaro das Brotas – Praça Coronel Jacinto Ribeiro.
Carrossel do Tobias
Por Luiz Alberto dos Santos
O Carrossel de Tobias foi um equipamento de entretenimento ícone de um tempo em que a sociedade aracajuana reverenciava a data máxima da cristandade, o Natal, com a tradicional missa do galo na Catedral Metropolitana, visitas ao presépio e prestigiando a animada Feirinha de Natal do Parque com suas inesquecíveis atrações: os barcos -de puxar, a roda gigante, os jogos de pescaria, o footing das famílias e jovens, o cachorro quente de seu João, e o Egitinho, o conjunto de bares onde a boemia e intelectuais da época mantinham ponto de encontro.
Na década de 80 do século passado, o Parque Teófilo Dantas passou por nova urbanização e as autoridades de então entenderam que os festejos de uma Aracaju com ares provincianos deveriam ser transferidos para o Parque de Exposição João Cleófas. A feirinha transitou ainda por outros espaços tentando sobreviver, por fim perdeu sua força agregadora
de vivências sociais e culturais e a lúdica cumplicidade entre o sagrado e o profano, razão primeira de sua existência.
Porém, sua presença simbólica nunca esteve ausente da memória de intelectuais, estudiosos da cultura sergipana e principalmente do imaginário da cidade e o Carrossel de Tobias, um dos elementos tangíveis sobreviventes e de forte empatia dentro dos festejos, foi adquirido, pelo Governo do Estado e posteriormente tombado, após aprovação do Conselho Estadual de Cultura, através do Decreto no 9.087, de 18 de dezembro de 1987.
Foi montado no parque José Rollemberg Leite, Parque da Cidade, em meados da década de 80 do século passado, porém, sua localização, manutenção e ambiente de entorno não foram propícios a sua preservação e o equipamento gradativamente entrou em processo de arruinamento. Ao longo de três décadas, os órgãos de fiscalização e acompanhamento dos bem culturais registros fotográficos, dirigidos instituições responsáveis pela guarda do carrossel, entretanto, providências não foram tomadas no sentido de restaurá-la e mantê-lo em funcionamento.
A recuperação dos elementos artísticos ficou a cargo do restaurador Luiz Carlos dos Santos, que, com grande maestria, trouxe de volta as; esculturas talhadas em madeira e policromadas que tanto encantaram gerações de crianças, adultos e idosos ao longo de décadas.
O acervo ficará em definitivo sob a guarda do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda e exposto à visitação pública, resgatando assim parte de seus direitos enquanto monumento tombado por sua representatividade histórica, artística e cultural.
Aracaju, Ano de 2013
Linha do tempo
1904 – O Carrossel chega a Aracaju;
1922 – O carrossel é montado nas comemorações do centenário da independência;
1926 – Os irmãos Garangau vendem o Carrossel aos sócios Alcino Teles e Plácido;
1928 – O carrossel é vendido a Juvenal;
1933 – A feirinha de Natal é transferida para a Praça Tobias Barreto;
1936 – O Carrossel passa a propriedade de Juvenal Meneses;
1941 – O Horto Botânico recebe a feirinha de Natal e o carrossel;
1942 – O Carrossel retorna a Praça Tobias Barreto;
1946 – A feirinha volta ao Parque Teófilo Dantas com o Carrossel;
1955 – O Carrossel do Tobias é a grande sensação das festividades do aniversário de Aracaju;
1959 – Milton Santos compra o Carrossel do Tobias;
1963 – O Carrossel é montado em Alagoinhas e Salvador;
1969 – Cenas do Filme “Capitães da Areia” são gravadas no Carrossel;
1971 – Lançamento mundial do Filme “Capitães da Areia”;
1979 – Último Natal do Carrossel do Tobias no Parque Teófilo Dantas;
1980 – A feirinha de Natal e o Carrossel são montados no Parque de Exposição João Cleófas;
1981 – O Carrossel é montado em terreno no final da Avenida Hermes Fontes;
1984 – Milton Santos vende o Carrossel do Tobias ao Governo do Estado – o Carrossel é instalado no Parque Governador José Rollemberg Leite, conhecido como parque da Cidade;
1987 – Pelo Decreto Nº 9.087, de 18 de dezembro de 1987, o Carrossel passa a integrar o Patrimônio do Estadual. O Carrossel do Tobias parou definitivamente;
2012 – O Instituto Banese obtém a autorização da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural para remoção e restauro das peças remanescentes do Carrossel;
2013 – As peças restauradas compõem a exposição, integrando o acervo de longa duração do Museu da Gente Sergipana.



